sexta-feira, 25 de junho de 2010

Avaliação de Desempenho - Francisco Álvarez

Este trabalho apresenta duas aprendizagens relevantes. A primeira refere-se à necessidade de gerar uma cultura avaliativa na escola de forma a possibilitar a implementação de um sistema de avaliação do desempenho docente. O conceito de profissionalidade está associado ao desempenho eficaz no âmbito do saber fazer. “Desempenho que implica: saber diagnosticar, reconhecer os sintomas que caracterizam a situação, considerando forças e debilidades, como também os diferentes factores do contexto que podem contribuir para o mesmo. Por outro lado, saber sugerir e/ou propor meios para situação diagnosticada a fim de encontrar apoio nas suas forças e melhoria nas suas debilidades. Por último, saber controlar as acções sugeridas para verificar se estão a dar resultados ou se precisam de outro tipo de medida e intervenção. Aspectos em que não se pode crescer sem uma atitude pessoal de revisão séria e responsável sobre a própria prática docente” (pp104).
Desenvolver uma cultura avaliativa é um problema prático, de firmeza/perseverança, de empenho. O que significa romper mitos, temores e resistências que se têm ancorado no professorado. Ruptura que tem de ser feita pelos próprios profissionais num diálogo franco, aberto, aproveitando os meios disponíveis. A experiência mostra que é difícil, mas é possível se houver uma actividade avaliativa anual onde se encontra tempo e espaço para a sua implementação.
A segunda aprendizagem relaciona-se com o carácter formativo da avaliação de desempenho, sendo esta uma estratégia de crescimento profissional que contém informações para uma reflexão sobre a própria prática. Reflexão essa que permite o diagnóstico e a correcção de procedimentos didácticos. O que ocorre individualmente e em grupo. Assim, os estabelecimentos decidem o que de aperfeiçoar à luz da informação obtida na avaliação de desempenho docente, para que os ditos aperfeiçoamentos se convertam em respostas e necessidade reais e concretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário