sábado, 20 de março de 2010

Comunidades de Prática - Benefícios e efeitos perversos


Comunidades de Prática

Benefícios
Os benefícios das comunidades de prática podem ser apresentados ao nível dos indivíduos e ao nível das instituições. Nesta secção estes benefícios são apenas enumerados, remetendo-se o leitor para o anexo 1 onde poderá encontrar uma descrição mais aprofundada sobre as comunidades de prática e seus benefícios, e ainda referências documentais que lhe permitirão aprofundar o assunto.
Ao nível dos indivíduos o envolvimento em comunidades de prática constitui um importante meio de integração profissional e organizacional e de desenvolvimento pessoal de competências para o exercício de uma profissão, quer em geral, quer no contexto de uma organização específica. Este desenvolvimento é conseguido através da interacção com os seus pares e do consequente debate sobre as práticas de uma actividade profissional. Esta interacção possibilita também o emergir de reconhecimento de proficiência e o estabelecimento de reputação profissional. Para além dos benefícios mais directamente relacionados com a aprendizagem e o enriquecimento intelectual, importa ainda referir benefícios relacionados com o desenvolvimento da consciência cívica dos indivíduos e do induzir de práticas de participação cívica e associativa.
Ao nível das organizações, as comunidades de prática são um importante meio de aprendizagem colectiva, facilitando a difusão da cultura e práticas institucionais e ainda um elemento fundamental na promoção da inovação.

Efeitos perversos

Contudo, as comunidades de prática também podem ter aspectos negativos. Por vezes podem levar à reificação e cristalização de práticas correntes e adequadas num certo momento, mas que se prolongam artificialmente no tempo e continuam a ser usadas quando, por mudança das condições, se tornaram desadequadas. Esse efeito perverso é particularmente sensível quando a comunidade se restringe a um único departamento de uma empresa ou organismo da Administração Pública, pois isso diminui a diversidade de pontos de vista e dificulta a comunicação com outros departamentos, onde as coisas se façam de forma diferente, e com outros parceiros e stakeholders que podem ser essenciais para a compreensão do “sistema” que se pretende mudar.


De Comunidades de Prática no Espaço Digital

APDSI

Associação para a promoção e desenvolvimento da sociedade de informação

Sem comentários:

Enviar um comentário