sábado, 27 de março de 2010

O que são Comunidades de Prática?

O que são Comunidades de Prática?
Geralmente elas tem início com um grupo de funcionários que possuem interesse comum em compartilhar ideias, propor soluções, discutir as melhores práticas, possuindo os mesmos objectivos e desejam, voluntariamente, através desta troca constante de informações, solidificarem este conhecimento, disponibilizando a todos.
Possuem iniciativas próprias, se auto-organizam e normalmente acabam se formalizando, possuindo uma identidade e às vezes linguagem própria. São também conhecidos por COP, abreviatura de "Community of Practice".
Se comunicam geralmente por correio electrónico, mas às vezes também através de informativos, publicações ou reuniões. A própria Internet serve de apoio a estas comunidades, pois fornece vários elementos que auxiliam estas trocas como listas de discussão, troca de e-mails, fóruns, etc. Hoje já existem disponíveis aplicativos que dão suporte a este tipo de actividade, inclusive com acesso a banco de dados próprio e geração e acesso a documentos do grupo.
Estes profissionais começam a se contactar informalmente, por estes meios de comunicação, e através da exposição de problemas e soluções em conjunto começam a formar um Conhecimento, que é a base de tudo. Neste relacionamento não existem estruturas formais de hierarquias nem os seus participantes possuem localização fixa, facilidades que a INTERNET permite. Nesta verdadeira "rede de trabalho" os participantes podem ser de áreas diferentes da empresa ou pertencerem ao mesmo departamento e até pertencerem a diferentes companhias, ou seja, reunir pessoas que jamais se encontrariam de outra forma, visando o aprendizado em comum.
Este conhecimento pode gerar a tal vantagem competitiva. Por isso muitas empresas incentivam seus funcionários a criar e participar destas comunidades, pois elas são responsáveis pela transferência de conhecimento. Isto quer dizer que os funcionários disponibilizam sua experiência (expert) a favor do grupo, armazenando informações, criando e discutindo ideias, melhorando processos e buscando soluções, gerando a vantagem competitiva. É bom para os seus colaboradores como para as organizações em si.
Na Internet uma comunidade de prática pode ser conhecida também como comunidade virtual.
Por que o termo "Prática"?
Aquele que participa de uma comunidade de prática traz o conhecimento prático que obteve durante os seus anos de experiencia. Ele em conjunto com os demais membros do seu grupo podem trocar experiências e mudar a sua forma original de trabalhar. É diferente de um grupo de discussão, por exemplo, de motores de automóveis, onde um participante pode aceder listas, publicações sobre o tema, etc. mas não é um praticante, não trabalha com motores.
A Comunidade deve ter um "assunto" que é o tema comum a todos, relações entre este assunto e as pessoas participantes e a "prática" para ser partilhada. Desta forma as pessoas trocam ideias e aprendem a fazer juntas.
As empresas e as Comunidades de Prática
É sabido que as fontes de conhecimento nas empresas se encontra diluída entre seus funcionários, raramente documentado de forma aceitável. Em grande parte são do conhecimento apenas de funcionários ou grupos que possuam este conhecimento.
Um dos fortes motivos das empresas apoiarem estas comunidades é porque através delas este conhecimento fica facilmente agregado e mapeado.
A utilização de comunidades de prática é um importante passo na direcção da Gestão de Conhecimento.
Benefícios
Uma das descobertas mais conhecidas é que o aprendizado é uma actividade social, isto é, ele é maior quando ocorre troca de ideias em grupo.
São inúmeros os benefícios que essas comunidades podem trazer para as empresas, podemos citar: redução do re-trabalho, descoberta de novos conhecimentos, melhoria de processos, mapeamento das competências individuais e até a renovação do conhecimento armazenado, além de melhoria no fluxo de informações, práticas, lições aprendidas e experiências entre os funcionários.
Conclusão
Concluímos então que uma determinada prática de um funcionário pode, aos poucos, ser do conhecimento de todos e com isso fazer parte do conhecimento da empresa, rompendo suas barreiras formais.
Hoje é muito difícil para um profissional ter grandes conhecimentos de tudo que envolve o seu dia-a-dia. Então nestas comunidades o profissional pode trocar informações sobre um problema do trabalho, pedir ajuda, saber se seu problema já foi discutido e qual foi a melhor solução na época, etc.
Através da criação e do sucesso das comunidades de prática que o conhecimento organizacional se desenvolve, flui através das diversas unidades organizacionais. Desta forma as organizações promovem o aprendizado colectivo, a inovação organizacional e a integração entre suas unidades.

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