terça-feira, 9 de março de 2010

O que são Comunidades de Prática?



Comunidades de Prática



O conceito de Comunidade de Prática (CoP) foi “cunhado” pelo teórico organizacional Etienne Wenger como comunidades que reuniam pessoas unidas informalmente – com responsabilidades no processo – por interesses comuns no aprendizado e principalmente na aplicação prática do aprendido. Mais que comunidades de “aprendentes”, a Comunidade de Prática (CoP) pode ser uma “comunidade que aprende”, pois são compostas por pessoas que têm compromisso de agregar as melhores práticas. Wenger afiança que uma Comunidade de Prática (CoP) não é tão somente um agregado de pessoas definidas por algumas características, são pessoas que aprendem, constroem e “fazem” a gestão do conhecimento (Wenger, 1998).
A oferta de ambientes confiáveis e a oportunidade de “contactar” pessoas com interesses, formação de ideias, desafios, problemas ou motivações similares podem ser um dos atrativos desse tipo de comunidade, alia a valorização da participação e iniciativa individual.
A melhoria da infra-estrutura para auxiliar a comunicação entre os membros e a promoção de uma criação de novos papéis para o acesso e a manutenção de comunidade são requisitos para aumentar a existência desse ambiente colaborativo.

Conceitualização de Comunidade de Prática (CoP)
Neli Maria Mengalli




Tendo em vista que o conhecimento e a aprendizagem têm um caráter social e são construídos por indivíduos, as Comunidades de Prática (CoP) tendem a ter identidade própria e, se bem desenvolvida, podem desenvolver uma linguagem própria permitindo aos membros uma melhor comunicação e afirmação na identificação.
Lave e Wenger, sugerem que é fundamentalmente através de “Comunidades de Prática” que os conhecimentos dos seus membros e do colectivo mais facilmente são partilhados e desenvolvidos. Wenger e outros produziram modelos de entendimento de Comunidades de Prática (CoP’s) e do seu cultivo e desenvolvimento nas empresas e outras organizações.
Considerado como um instrumento potente de Gestão de Conhecimento e de Aprendizagem Organizacional, as CoP’s têm tido múltiplas aplicações e variantes – umas assentando apenas em reuniões presenciais e outras tirando partido das plataformas de discussão, colaboração e partilha de conhecimentos na Internet (ou em Intranet organizacionais).

Change and Organizational Learning

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