por Ana NevesMarço, 2002
As comunidades virtuais de prática são cada vez mais aceites e entendidas como um instrumento na gestão de conhecimento. Diluindo as barreiras geográficas e sociais, as comunidades virtuais de prática reúnem pessoas comungando um interesse comum. São comunidades que exploram as características da Internet e que oferecem benefícios muito concretos para as organizações que as adoptam e suportam. Entre esses benefícios encontram-se a redução de tempo, redução de custos, conquista e manutenção de clientes, e o aumento de criatividade.
Estas comunidades são um poderoso instrumento mas necessitam de uma cultura favorável à partilha de conhecimento. No entanto, elas podem ser também entendidas como um veículo para a conquista desse tipo de cultura. Isso pode ser conseguido através de incentivos que estimulem a troca de informação e conhecimento.
Para que uma comunidade virtual de prática possa surgir, consideram os autores os seguintes requisitos:
-a participação dos seus membros;
- benefícios claros para os seus membros; e,
- interesse do conteúdo.
Para além destes, é ainda importante que haja um clima de confiança entre todos para que se possa dar e solicitar informação.
Gisela Nina e Jayme Teixeira Filho, 14 Fev 2002
http://www.informal.com.br/artigos/a14022002_001.htm
http://www.informal.com.br/artigos/a14022002_001.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário